SUBMISSÃO DE TRABALHOS: VÍDEO-PÔSTERES

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA ATRAVÉS DE VÍDEO-PÔSTERES

Pesquisas acadêmicas e científicas e experimentos ou atividades de extensão realizadas por estudantes, pesquisadores (as), agricultores(as) experimentadores(as) e extensionistas, poderão ser submetidos para participar da exposição científico tecnológica, com trabalhos que estejam relacionados ao tema Bioeconomia [SUBMETA SEU TRABALHO AQUI Prazo: até dia 19 de julho]. Os participantes terão direito a certificado.

As propostas devem ser enviadas através de link privado de vídeo (YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de vídeos) de até 10 minutos, gravados de acordo com as recomendações elaboradas pela comissão de avaliação da Mostra, nas orientações para gravação apresentadas abaixo.

CRITÉRIOS

  • O vídeo deve ser resultado de uma ação finalizada ou em andamento (já avançado);
  • Não serão aceitos projetos ainda não executados ou em início de execução;
  • Preferência para vídeos que tenham relação com os seguintes territórios: Metropolitano de Salvador, Portal do Sertão, Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte e Sisal, Recôncavo e Semiárido Nordeste II;
  • Os projetos devem estar vinculados a alguma instituição de ensino (médio ou superior) ou entidade relacionada a agricultura familiar;
  • Não serão aceitos vídeos fora dos critérios técnicos (tempo, enquadramento, captação som);
  • Não serão aceitos vídeos fora da temática do evento.
Prazo: até dia 19 de julho (domingo)
SUBMETA SEU TRABALHO AQUI

ORIENTAÇÕES PARA GRAVAÇÃO DE VÍDEO-PÔSTERES

Equipamento e cenário

O melhor é usar seu próprio celular ou outro equipamento que você já conheça suas funções.

Limpe a lente, coloque seu celular na horizontal e não use o zoom

Mantenha seu aparelho num suporte para que a imagem fique estável e o coloque na posição horizontal. No caso de gravações in locu ou no campo será necessária a ajuda de uma outra pessoa a qual deve manter o celular estável.

O local de gravação deve ser um ambiente claro, iluminado.  Nos casos de demonstração de experimentos in locu ou no campo, escolha sempre um horário de boa luminosidade. O espaço deve estar bem iluminado. Atenção às sombras no rosto. Se possível, aproveite a luz solar. Gravar de dia é um bom momento para aproveitar a luz ambiente.

Utilize o pôster e/ou estruturas do experimento para demonstração.

Evite usar roupas de propagandas comerciais, exceto camisetas que representam as instituições ou entidades que representam.

Áudio e iluminação

O ambiente de gravação não deve ter ruídos. Utilize o microfone dos fones de ouvido para melhor captar o som de sua fala e assim promover uma boa compreensão do conteúdo. Coloque também o celular em modo avião para impedir que você receba notificações, ligações e mensagens, o que pode acabar atrapalhando o vídeo e fazendo você precisar gravar de novo!não

No caso de demonstração por dois participantes, evitem sobrepor as vozes, iniciando a fala ao término completo da fala anterior.


Tempo e Enquadramento

Os vídeos devem ter no máximo 10 minutos de duração no caso de Pôster.  Posicione-se proporcionalmente na tela do celular ou do notebook. Você pode escolher aparecer de corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima. Atenção para não cortar braços  e joelhos.


Se desejar inserir texto ou imagem, posicione-se em um dos lados da tela (sugestão: lado direito). Posicione o celular sempre na horizontal, pois esse tipo de vídeo pode ser postado com qualidade em qualquer rede social, caso necessário, e em outras plataformas. Peça ajuda a alguém para lhe enquadrar, caso use a câmera principal do celular e mantenha o aparelho sobre uma base, com auxílio de um tripé ou um suporte para câmeras e celulares ou, ainda, em cima algum objeto como livros, móveis, etc., que possa servir como suporte.

METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO

Os vídeos devem ser iniciados com a apresentação do experimento, nomes dos autores, nomes dos(as) professores(as) orientadores ou técnicos(as) extensionistas e nome da instituição.

Deve ser apresentado o objetivo da pesquisa ou do experimento, o método empregado e os resultados encontrados.

Ao longo da explanação, é importante demonstrar a relevância da ação para a Bioeconomia e suas relações com a agricultura familiar e os povos e comunidades tradicionais.

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar